segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Começou hoje!


Começo hoje esse blog para compartilhar, dúvidas, anseios, alegrias e tristezas, opiniões e, principalmente, desenhos! Desenhar é uma das coisas que mais me dão prazer em fazer. Eu só não encontrei ainda a fórmula certa pra viver disso. Há que diga que trabalho não tem nada a ver com prazer, mas eu não concordo. Fiz Artes Plásticas com o intuito de trabalhar com o que gosto, com o que me dá prazer, mas não fui assim tão feliz na minha escolha.
Quando cheguei na faculdade, imaginei que teria lá suporte para me tornar um bom profissional. E realmente tive, não posso me queixar dos professores. O conteúdo técnico e teórico, na minha época, era muito bom! Excelente! A única coisa que não aprendi lá foi a me promover. Claro, artista que não se auto-promove morre de fome. Entretanto, eu via professores e colegas fazendo isso e achava tão arrogante, tão bossal... Aquilo não era pra mim. Achava que meus desenhos poderiam falar por si só. E até falam, mas se ninguém os vê, como saberão deles e de mim?
Outra coisa que complica a vida do artista plástico é o mercado de trabalho. Ele é meio fechado -apesar de ter espaço para todos-, se alimenta quase sempre das mesmas fontes e supervaloriza o que vem de fora. Como andei afastado dessa área por um tempo, creio que ele até mudou um pouco. Tenho visto novos trabalhos, novos nomes, e isso é muito bom. Acho que é um bom momento para tentar me lançar, já que não me lancei ainda. Sendo assim, começo lançando com esse Blog com a minha vivência, expondo a minha dificuldade, meu defeito, e essa belíssima Índia Ianomami.
Beijos e até o próximo desenho.
Jorge Mauricio

Um comentário: